A integração de processos empresariais acontece quando diversos sistemas de uma empresa conectam-se entre si e isso permite que as mais variadas áreas da organização possam trabalhar de modo conjunto e automatizado.
A integração é muito eficiente exatamente por permitir que haja interação entre as diferentes ferramentas digitais e as muitas plataformas tecnológicas utilizadas dentro de uma empresa.
Essa integração de sistemas envolve várias operações que são padronizadas e com características que se adaptam a cada uma das organizações especificamente.
O modo de trabalho através da integração de sistemas permite que os vários softwares de uma empresa, como aqueles para atendimento ao cliente e para pagamentos, funcionem de forma uniforme, por exemplo.
Sendo assim, as informações vão estar sempre atualizadas e disponíveis para todos os setores da empresa.
Apesar de tudo isso, há que se ter em mente que a integração de processos empresariais possui determinados desafios que exigem atenção dos gestores para evitar problemas futuros.
Desafios da integração de processos empresariais
A utilização de diferentes softwares em uma empresa pode acabar gerando dificuldades na hora de padronizar os processos, ainda que sejam aplicados os softwares de integração.
Existe uma constante demanda para manutenção desse software e uma equipe especializada deve acompanhar regularmente a integridade e funcionalidade dos sistemas.
Isso evita problemas como, por exemplo, do sistema parar de funcionar, o que pode gerar atrasos e perdas para a empresa.
O mais indicado é sempre ter um software único e que contenha soluções integradas que sejam nativas, pois favorece a troca das informações rapidamente e de modo seguro.
Um bom sistema de gestão e integração de processos empresariais vai tornar todo o processo bem mais fácil e irá aumentar a produtividade e o rendimento da equipe como um todo.
Desta forma, é possível evitar a questão do retrabalho e de custos desnecessários, pois as chances de erros são mitigados em estudos antecipados, a fim de reduzi-los ou até elimina-los.
Por tudo isso, fica claro como o sistema de integração que a empresa vai usar deve ser muito bem pensado para evitar complicações maiores para todos no futuro.
Tipos de sistemas de integração de processos
A verdade é que existem diferentes tipos de sistemas de integração de processos empresariais para os gestores escolherem.
Há aqueles que são mais importantes e eficientes, sendo então usados pela maior parte das empresas porque trazem resultados bem melhores.
APIs ou Interfaces de programa de aplicações
APIs (Aplicação e Interface de Programação) costumam ser a solução em termos de sistema de integração que as empresas mais utilizam, visto que é muito moderna, é fácil de utilizar e ainda traz um desempenho excelente.
O funcionamento de um API se dá em um tipo de ponte ao conectar os vários sistemas e transmitir os dados entre eles, tudo isso com criptografia das informações, com agilidade e o máximo de segurança.
Por conta disso, os APIs são considerados como soluções ideais para todos aqueles que procuram uma solução que seja mais consistente, mais segura e mais simples para aplicar na integração dos processos empresariais.
Conclusão: integrar é o melhor caminho
As empresas que trabalham com diferentes sistemas dentro da sua estrutura podem acabar tendo problemas com erros e perdas de informações importantes entre as diversas áreas.
Sendo assim, a melhor opção é sempre fazer uso de um sistema de integração de processos empresariais, que torna tudo unificado, mantém as informações disponíveis para todas as áreas e minimiza os erros e custos da empresa.O API é hoje a opção mais usada pelas empresas em termos de sistemas de integração, pois são mais seguras e mais eficientes na transmissão dos dados entre os diferentes setores.