Muitas empresas ainda não entendem a importância do e-commerce para os negócios, o que pode colocá-las atrás da concorrência ao não investirem nas vendas pela internet.
No mundo pós-pandemia, o crescimento das vendas via internet foi enorme e a previsão é que até 2024, apenas aqui no Brasil, esse aumento seja 50% maior do que o número de transações atuais.
Por conta disso, é fundamental compreender a importância do e-commerce e os benefícios que esse tipo de negócio é capaz de proporcionar para qualquer empresa, não importa o seu segmento.
A importância do e-commerce para empresas
A mudança nos hábitos de consumo da população mundial foi enorme nos últimos anos, em especial se for considerada o período de 2020 para cá, após a pandemia da Covid.
As pessoas passaram a comprar cada vez mais pela internet, optando pela facilidade e praticidade em procurar e encontrar produtos ou serviços que desejam, indo ainda mais além, sem precisar sair de casa.
Por conta disso, as empresas precisaram adaptar-se a essa nova realidade, aproveitando os avanços da internet e da tecnologia, que devem aumentar cada vez mais as compras online.
As empresas que não passam a vender pela internet e adaptam-se aos novos hábitos dos consumidores acabam ficando para trás no mercado.
Hoje em dia, é muito fácil desenvolver um e-commerce para uma empresa, seja com uma loja virtual própria ou com as vendas em marketplaces.
Portanto, a empresa pode atuar tanto de forma totalmente online como usar o e-commerce como uma das estratégias de vendas no mercado.
Para que haja uma compreensão total da importância do e-commerce, há que se conhecer quais são os principais benefícios proporcionados por esse tipo de negócio para uma empresa.
Ajuda na divulgação do negócio
O primeiro benefício sobre o e-commerce para empresas é que ele organiza as informações em um ambiente publico
Entre outros benefícios, não podemos deixar de destacar que esse sistema se torna uma ferramenta, atuando na padronização das informações e das tarefas.
Ainda ajuda na divulgação do negócio, através do anúncio de produtos ou serviços.
O e-commerce também não exige que a empresa especialize-se somente em um nicho de venda, caso não seja seu objetivo.
Como não há uma limitação em relação ao espaço físico, por ser tudo virtual, é possível combinar a venda de vários serviços e produtos.
Quebra barreiras geográficas e abrange um público maior
Um outro benefício enorme do e-commerce para as empresas é que ele ajuda a quebrar as barreiras geográficas, não limitando mais o negócio apenas a pessoas na mesma rua, bairro ou cidade onde o empreendimento está localizado.
Com o negócio na internet, é possível que pessoas de qualquer lugar do mundo tenham acesso ao que a empresa vende e, se a entrega não tiver limitações, e possam fazer suas compras.
Com isso, é possível alcançar um público mais abrangente e aumentar as vendas, sendo uma opção também integrar a loja física com a loja online.
O e-commerce traz mais praticidade para a empresa e para os clientes
Ter um e-commerce permite que a empresa possa fazer vendas a qualquer hora e dia, bem como dá a possibilidade dos clientes comprarem algo quando bem entenderem, sem que nenhuma parte fique presa a regiões, espaço físico ou horário comercial.
Por conta disso, é possível vender muito mais com um e-commerce de forma prática e simples, ao invés de lojas físicas muitas das vezes que não contam nem com local para estacionamento para seus clientes, com isso resolvem muitos problemas.
A presença na internet vende
A importância do e-commerce, ainda mais nos dias atuais, mostra que empresas que não se adaptam a essa nova realidade na forma de vender podem acabar ficando para trás dos concorrentes no mercado ou até fecharem suas portas ao longo do tempo.
O e-commerce pode ser adotado por uma empresa como a forma principal de venda ou como uma forma de ampliar os negócios junto a uma loja física, abrangendo mais clientes e vendendo muito mais.