Supply Chain: o que é e como gerenciar

Supply Chain em pedidos eletrônicos tem como objetivo principal atender da melhor forma o seu consumidor final, otimizando o estoque e garantindo a entrega de forma ágil e rápida.

Entretanto, para que esse resultado saia como esperado é necessário que se faça uma gestão eficiente dos suprimentos dentro da sua empresa.

Para compreender a importância do Supply Chain, o empreendedor deve entender que não é prudente focar somente na parte final das vendas, mas em todo o processo produtivo e assim conseguirá alcançar os objetivos estipulados.

O que é o supply chain?

O supply chain trata-se de um termo em inglês que pode ser traduzido como cadeia de suprimentos.

Quando se fala sobre cadeia de suprimentos, ou supply chain, o conceito envolve de forma completa todo o processo de compra e venda, desde o momento da fabricação de um produto até a realização da entrega do item ao cliente final.

Como possui muitas etapas, para que seja possível realizar a boa gestão do supply chain são necessários a compreensão e o entendimento do processo como um todo.

A cadeia de suprimentos trata-se de um processo com muitas fases diferentes e elas vão variar conforme o produto que está sendo comercializado.

De acordo com a eficiência do processo da empresa, o cliente final poderá ter uma experiência positiva ou negativa.

A gestão do supply chain

O supply chain terá um impacto positivo para a empresa quando ele tem uma boa gestão, o que é possível através do Supply Chain Management ou SCM.

Essa gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa permite que o processo produtivo seja integrado e aperfeiçoado, seja na fase de parcerias e negociações, seja no momento de realizar a entrega de um produto ao cliente final.

O objetivo do supply chain management, portanto, é aumentar a eficácia e a eficiência do processo para que a empresa tenha uma maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Sendo assim, a gestão dessa cadeia de suprimentos não deve ficar restrita somente à parte logística.

Com uma boa gestão da cadeia de suprimentos, é possível ter um melhor rendimento em várias áreas e atividades na empresa, tais como:

  • Ajuda a planejar e prever melhor o equilíbrio entre oferta e demanda.
  • Permite uma busca eficaz por fornecedores plenamente qualificados
  • Melhor fabricação e armazenamento das mercadorias
  • Otimiza os ciclos de estoque, armazenagem e vendas de mercadorias
  • Garante a entrega dentro do prazo estipulado
  • Permite compreender o consumidor e  identificar melhorias a serem implementadas no processo

Portanto, se não há a gestão da cadeia de suprimentos da empresa, todas as estratégias passam a ser ineficientes e precárias, o que vai impactar negativamente nos resultados obtidos.

O supply chain em pedidos eletrônicos

O supply chain em pedidos eletrônicos se mostra extremamente importante para que eles possam ser processados de forma automática.

Nessa automatização, é sempre considerado qual o horário ideal para receber os produtos de um fornecedor ou ainda qual a necessidade de estoque para àquela empresa.

Além disso, essa gestão do supply chain em pedidos eletrônicos ainda faz o agendamento dos pedidos e a captura de forma automática da sua NF-e (nota fiscal eletrônica).

Integrar é o futuro

A supply chain representa todo o processo de venda de uma empresa, desde a fabricação de um produto até a entrega do mesmo para o consumidor no seu destino final.

Através da sua gestão correta é possível obter muitos benefícios, como uma produção mais profissional, a redução dos custos operacionais e o aumento da receita.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *