O cenário do comércio eletrônico, ou e-commerce, tem passado por uma rápida evolução nos últimos anos, impulsionado pelo avanço da tecnologia, mudanças nos hábitos de consumo e, mais recentemente, pela pandemia global. Por conta desse contexto dinâmico, é preciso analisar as tendências para prever o crescimento.
O referido crescimento do mercado de e-commerce tem sido uma tendência consolidada e consistente nos últimos anos, e espera-se que essa trajetória ascendente continue em 2024. O aumento da penetração da internet, o acesso facilitado a dispositivos móveis e a crescente confiança dos consumidores nas compras online são alguns dos fatores que impulsionam esse crescimento. Além disso, a pandemia de COVID-19 há poucos anos, acelerou ainda mais a adoção desse modelo de negócio, à medida que os consumidores buscavam alternativas seguras para realizar suas compras. Esse impulso inicial acabou por tornar-se recorrente ao alavancar o crescimento do e-commerce nos anos que se seguiram, à medida que os hábitos de consumo se adaptam a um ambiente digital cada vez mais presente.
Expansão para e diversificação de oportunidades
Uma das principais tendências previstas para o crescimento dos e-commerces até 2024 é a expansão para novos segmentos e mercados. Tradicionalmente associado à venda de produtos físicos, o e-commerce está se expandindo para incluir uma variedade de serviços, como assinaturas, conteúdo digital e experiências online. Além disso, a internacionalização deste modelo de negócio está se tornando mais comum, à medida que as empresas buscam aproveitar oportunidades em mercados globais.
A disponibilidade de soluções para e-commerce que oferecem suporte à localização, pagamentos internacionais e logística além das transfronteiras tem facilitado essa expansão para novos mercados, o que proporciona oportunidades de crescimento significativas.
A tecnologia como aliada
O uso de tecnologias emergentes vem desempenhando um papel de suma importância no, já comentado, crescimento dos e-commerces e permitem inovação e diferenciação competitiva. Com o boom da Inteligência Artificial (IA), realidade aumentada (AR), chatbots e personalização avançada, as possibilidades se multiplicam e transformam a experiência dos usuários quando olhamos para o e-commerce. Por exemplo, soluções para e-commerce baseadas em IA estão sendo utilizadas para oferecer recomendações de produtos personalizadas, melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e otimizar a experiência de compra. Da mesma forma, a realidade aumentada está sendo utilizada para permitir que os consumidores visualizem produtos virtualmente antes de comprá-los, isso amplifica a confiança e reduz as taxas de devolução.
Investimento em Experiência do Cliente (UX)
A experiência do cliente, também conhecida como UX – User Experience continua sendo uma prioridade para os e-commerces em 2024, à medida que as empresas buscam diferenciar-se da concorrência e impulsionar a fidelização dos clientes. Investimentos em soluções para e-commerce que visam melhorar a usabilidade de sites e plataformas, oferecer suporte ao cliente multicanal e proporcionar uma experiência de compra personalizada são essenciais para alcançar esse objetivo. Além disso, a ênfase na transparência, confiabilidade e conveniência na entrega também desempenhará um papel indispensável na satisfação do cliente e na construção de uma base de clientes fiéis.
Omnichannel e uma integração de canais coesa
A abordagem Omnichannel está se tornando cada vez mais importante para os e-commerces, à medida que os consumidores esperam uma experiência coesa e integrada em todos os pontos de contato com a marca e a empresa. Isso inclui a integração de lojas físicas, online, móveis e sociais, proporcionando aos consumidores a flexibilidade de comprar onde e quando desejarem. Portanto, para alcançar uma abordagem Omnichannel eficaz, os comércios on-line têm investido em soluções que permitam a unificação de sistemas de gestão de pedidos, estoques e clientes, em tempo real, garantindo uma experiência perfeita e consistente em todas as frentes.
Futuro ainda mais promissor
O crescimento dos e-commerces para 2024 é uma realidade sólida, e estar fora deste mercado é perder oportunidades que não podem ser recuperadas. A Corporato te ajuda a entrar nesse mercado cada vez mais abrangente, ao oferecer soluções para e-commerce que abordam os desafios emergentes e capitalizam as oportunidades de inovação, expansão e experiência do cliente. Fale conosco e conheça nossos sistemas.